terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alguns componentes da descrição linguistica

A fonologia, estabelece a lista de fonemas,  determina seus traços e os classificam, indicando as regras que governam sua combinação.


A sintaxe estabelece o rol do monemas, indica para cada um deles a função que pode desempenhar no enunciado e os classifica; estuda também a primeira articulação.


-> um estudo fonético determina os traços não pertinentes de que se acompanham os traços pertinentes dos fonemas.
-> um estudo morfológico, indica como os morfemas se realizam fonologicamente conforme cada contexto.


A gramática para Chomsky, é a totalidade de sua descrição e comporta três componetes principais:
- sintaxe: que é a "pragmática gerativa" e contém dois elementos próprios, que são a base e as transformações. A base é que fornece a estrutura profunda da frase e as transformações é que fornece as estruturas superficiais da frase.


- componente semântico : traduz as sequências para uma metalinguagem semântica, para dar sentido nas frases.


- componente fonológico: pode ser chamado também de morfofonologico ou morfonologia, estuda como os sons são utilizados para a expressão das noções ou categorias gramaticais.


Juntura:
- são modificações fônicas que se produzem no interior de uma palavra quando ocorre a junção de dois morfemas. Devido a esse fenômeno seria possível formular leis mais simples e gerais às sequências de sons que formam as palavras.


-> os gerativistas trabalham com a hipótese de que a parte transformacional da sintaxe não exerce efeito sobre a interpretação semânticas das frases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário