quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Perguntas referentes a entrevista de José Borges Neto

Como se delimita a epistemologia da linguística a partir de seus 3 grandes eixos/programa de pesquisa? 


A Epistemologia da linguistica se concebe a partir de três programas de pesquisa: ontológico, fundamental e metodológico. 
O programa de cunho ontológico, basicamente discute a natureza do objeto da linguistica, ou seja, de que se constitui esse objeto, que é a linguagem ( por meio social, genético, interação socio-histórica, etc ). O problema de pesquisa ontológica transita por essas interações, e surge o questão da linguagem ser uma capacidade inata do ser humano ou não.
Outro tipo de programa de pesquisa é o fundamental, onde pesquisa em diferentes contextos, as explicações de diversos domínios e escolas da linguagem basicamente.
E por último, o programa metodológico, que estuda até onde os métodos para a coletas dos dados nos domínios das escolas da linguagem são eficientes, é uma teoria que trabalha com dados escritos e dados orais.


O que é realismo semântico?


Para alguns pesquisadores a linguagem serve apenas como etiquetação do mundo.
Já para outros estudiosos, a linguagem discursiva o mundo. Só temos o vegetal como vegetal, a partir do momento que o enxergamos como vegetal.
Porém, outros acredita
m que cada sujeito constrói o mundo de acordo com sua linguagem, ou seja, de acordo com seu aspecto cognitivo.



1. linguagem colocada ao mundo (filósofos)
2. linguagem cria o mundo ( linguistas )
3. sujeito a partir da linguagem, cria o mundo ( outros )


Qual seria uma possível solução para o uso acrítico das teorias linguísticas?


A possibilidade de um pesquisador poder transitar pela epistemologia, evitando este uso acrítico de teorias linguísticas contraditórias.
Ou seja, conhecer os fundamentos da epistemologia da linguistica, saber distinguir por exemplo, o que defende Banveniste e Foucault, eles não se misturam. 


O que foi a teoria laboviana (sociolinguística laboviana)?


Labov diz que para explicar a fala, devemos levar em conta aspectos externos a fala. Uma vez que as linguagens formam a sociedade, a linguagem também refletiria as diferentes classes sociais, por exemplo, por serem influênciadas por estes grupos sociais. A linguagem reflete os modos dos grupos sociais, das mulheres, dos homens, por escolaridade, que são componentes externos. 
Labov se preocupa com o que está no meio social em contato com a linguagem.
Já a gramática gerativa ( linguistica paramétrica) não comporta a ideia de que a linguagem se modifica socialmente.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa, Nathalia. Lembre-se de consertar algumas palavras como "religiões" para regiões (marxismo, linguistica e psicanálise), arrumar o nome do Benveniste. Essas anotações de aula são muito práticas. É muito produtivo compartilhá-las.
    bj

    ResponderExcluir